Saiba como escolher os padrinhos ideais.

Um dos momentos mais tensos na preparação do casamento é a hora de escolher os padrinhos e madrinhas. Embora possa parecer uma tarefa simples, muitas dúvidas começam a passar pela cabeça dos noivos: Quem chamar? Quantas pessoas? É possível separar casais? Devo convidar somente parentes? Sem dúvida é um dos momentos mais críticos, mas o que deve ter em mente em primeiro lugar e que pode ajudar a concluir essa difícil tarefa é saber o significado que tem os padrinhos de casamento, assim saberão quais pessoas se encaixam nesse papel.

O significado dos padrinhos de casamento

Tanto em um casamento religioso quanto civil, os padrinhos assumem o papel de acompanhar, testemunhar e abençoar a união do casal. Para isso é importante que os noivos escolham pessoas que torcem a acreditam na felicidade dos dois. Serão eles que acompanharão e se comprometerão a estar por perto para ajudar na vida a dois do casal, sejam eles amigos ou familiares.  

Além disso os padrinhos tem um significado importante assim que assumem esse papel. Eles devem participar dos preparativos do grande dia, desde a despedida de solteiro, chá de lingerie, chá de panela, até organizando listas, ajudando na escolha de fornecedores, e principalmente dando o suporte e se mostrando disponível atendendo a necessidade dos noivos no grande dia.

Amigos X Família

Não importa se a sua madrinha é sua amiga de infância, ou seu padrinho é o seu irmão, o que importa é que sejam pessoas muito especiais para vocês. Muitas seguem essa linha de raciocínio que pode te ajudar: Como os irmãos (mais escolhidos para assumir o papel de padrinho), já tem um espaço importante na vida dos noivos e privilégios naturais, eles optam por escolher amigos para essa função. Mas não deixe de conversar com eles, pois muitos irmãos tem a certeza de que serão convidados como tal, gerencie a expectativa deles.

Os padrinhos não devem ser figurantes no altar, e sim pessoas queridas que estejam lá para abençoar aquele dia. Se um amigo ou parente se encaixa nesse perfil, com certeza será um padrinho e uma madrinha de verdade. E se tem uma pessoa que está fazendo tudo isso por vocês, mas nem passou pela cabeça de convida-lo para acompanha-los nessa aventura, repense, talvez ele mereça um espacinho lá em cima ao lado de vocês.

Quantos padrinhos convidar

Falando de espacinho, vamos aos números. Não existe um quantidade certa para essa questão, mas o primeiro passo para tomar uma boa decisão é ter bom senso. Mesmo que caibam um número grande de pessoas, o ideal é que todos fiquem a vontade e não espremidos na hora da cerimônia. Lembre-se de que terá a entrada dos padrinhos e o comprimento ainda no altar, se tiver todo o time de futebol do trabalho e as meninas da aula de zumba, a cerimônia não terá fim e ficará muito cansativo para vocês e para os outros convidados. Ah, na hora de contar e medir espaço, não esqueça que seus pais também estarão lá.

Uma boa dica para essa escolha é convidar casais que representem cada núcleo da vida de vocês. Um casal amigos de infância, outro da faculdade, outro do trabalho, da família, assim ficará mais fácil de visualizar as opções. Decidam entre vocês quantos casais terão de cada lado, assim o noivo cuida de uma parte e a noiva da outra, e juntos batem o martelo. Já que escolherão somente pessoas próximas e que tenham acompanhando o seu relacionamento, seja um amigo ou parente (isso também não importa), não terão tantas dificuldades.

Conhece aquela famosa frase: “Conto nos dedos da mão os meus amigos de verdade”?! Faça isso, com certeza será o número ideal de padrinhos.

Separar e/ou juntar casais

Como falei, o importante é escolher pessoas especiais que sabem que podem contar. Não faz muito sentindo convidar o namorado da sua amiga que acabou de conhecer, ou sua nova cunhada. Pela “tradição”, casais de namorados podem ser separados, porém casados não. Mas isso está na mão dos noivos, que mais do que nunca devem usar o bom senso nessa hora.

Conversem, se for possível, vá dando indiretas para saber qual será a reação da madrinha e/ou do padrinho quando fizerem o convite apenas para um deles. Outra situação constrangedora é convidar para padrinhos casais que se separaram, a dica é a mesma, procure sonda-los para ver o que acham da ideia de entrarem juntos na cerimônia. Caso a separação aconteça depois do convite, não finjam que nada aconteceu, que não sabem, chamem-os para conversar e assim chegarem na melhor decisão, pois vocês correm o risco de ter um desfalque nesse time, além disso, ninguém merece ter gente com cara feia no altar.

Pense por outro lado, ao invés de separar, juntar casais. Pensando assim parece fácil, né? Nem sempre. Não use seu casamento para desencalhar aquela amiga, isso pode não dar certo e o intuito não é esse. Outro ponto, caso escolham um casal gay, ou dois amigos (as) que não tenham um par e queiram junta-los, procurem se informar para que não tenham problemas tanto no local onde casará quando para quem realizará a cerimônia (padres, pastores etc). Uma ótima e deliciosa dica para entrosar todos os padrinhos é marcar encontros para que todos se relacionem, você sentirá o resultado disso no dia do casamento, todos em sintonia e juntos ajudando no que precisarem.

Lembrem-se que o casamento é de vocês, amigos e familiares que só querem a felicidade de vocês entenderão as escolhas, desde que sejam baseadas no bom senso.

Querem ser nossos padrinhos?

Esse é um momento e uma escolha muito importante na vida dos noivos, passe essa energia para os padrinhos. Faça com que eles entendam o porquê foram escolhidos para assumir esse papel tão importante na vida de vocês e valorizem o convite, não só no dia do casório, mas para sempre. Torne esse momento especial também para eles! Da uma olhadinha no post com inspirações de convite para padrinhos.

Tamiz-Photograph_fotos_padrinhos_madrinhas_casamento_2

Nada é por acaso, e não é por acaso que essas pessoas tão importantes na vida de vocês cruzaram seus caminhos. No meio de tanta gente querida, algumas acabam se destacando e exercendo um papel mais significativo.  Seja pelas semelhanças, seja pelas diferenças, seja pelo carinho ou pelo amor que tem por nós, se tornam um tanto quanto especiais… Escolham essas pessoas para dividir esse momento tão importante e terão os melhores padrinho de casamento!

Deixe um comentário